domingo, 29 de abril de 2012

A única chance de tocar o real, segundo V. Chklovski.

"A automatização engole os objetos, os hábitos, os móveis, a mulher e o medo à guerra.
'Se toda vida complexa de muita gente se desenrola inconscientemente, então é como  se esta vida não tivesse sido'.
E eis que para devolver a sensação da vida, para sentir os objetos, para provar que pedra é pedra, existe o que se chama arte. O objetivo da arte é dar a sensação do objeto como visão e não reconhecimento; o procedimento da arte é o procedimento da singularização dos objetos e o procedimento  que consiste em obscurecer a forma, aumentar a dificuldade e a duração da percepção. O ato de percepção em arte é um fim em si mesmo e deve ser prolongado; a arte é um meio de experimentar o devir do objeto, o que é já 'passado' não importa para arte."
[V. Chklovski]

*Diário de tese: Digo que este artigo, que reproduzi apenas um fragmento, é fundamental para os estudiosos da arte! Uma teoria válida em todos os tempos. (Jacineide Travassos)

___________________________________________________
Essa postagem foi emprestada do excelente blog da Jacineide Travassos, A Odisséia de  Penélope,  onde sou agora leitor assíduo. Como admiro os escritos do Chklovski faz tempo, e tem a ver com coisas que venho estudando, achei oportuna essa postagem, meio como um lembrete pra mim mesmo, compartilhado aqui com todos.
___________________________________________________

Só queria acrescentar que muita gente se automatiza através da teoria, reproduzindo discursos, reproduzindo discursos, reproduzindo discursos, e não fazendo, da teoria, arte.

Poderia chamar este post de 'medidas drásticas', 'a queda da muralha da China', 'desvio para o vermelho' etc., mas preferi mesmo 'a única chance de tocar o real'. Se arte não é isso, ainda não sei o que seja. E talvez nem me interesse por ela.


Nenhum comentário: